CURSO DE EDIÇÃO DE FOTOGRAFIA
Objetivo do workshop:
Quantas fotos você faz de um assunto? Que assuntos merecem ser fotografados? Como “abordar” esses assuntos? Depois de fotografar, o que fazer com as fotos? O que guardar, o que jogar fora? Que critérios, técnicos ou subjetivos, usar na hora de selecionar as imagens? Buscar respostas para questões como essas é o objetivo principal deste workshop, promovido por André Teixeira, que trabalhou como repórter-fotográfico e editor de fotografia no jornal O Globo por quase 20 anos e hoje atua de forma independente, escrevendo e fotografando para revistas e sites. Nos encontros, André discutirá com os alunos as formas clássicas de analisar uma fotografia – enquadramento, fotometragem, composição – ou um conjunto delas, descartando as dispensáveis no contexto geral e ordenando as selecionadas. Usará, como base, exemplos de edição em páginas de jornais, revistas e internet. Abordará, ainda, formas de apresentação de fotografias, em plataformas como Adobe Spark ou portfolios impressos.
Apresentação do professor e dos alunos.
Rápida introdução do professor sobre o objetivo e a metodologia do workshop.
O “método Bresson” de seleção. Folhas de contato tradicionais e modernas.
Filmes X Cartão de memória.
Exibição de vídeo.
Discussão sobre o vídeo e as impressões dos alunos sobre o processo de edição do
mesmo. Seleção, tempo, ordenamento das imagens.
O que é uma boa foto? Exemplos de fotos premiadas. Critérios técnicos e subjetivos.
Exercício proposto: analisar o site como Fotos Públicas e selecionar as melhores fotos
do dia seguinte.
Análise das seleções e discussão sobre os critérios adotado por cada aluno.
Composição, enquadramento, fotometragem, relevância: o que levar em consideração
diante da “folha de contato”.
Regra dos terços: opção ou camisa de força? Ela garante imagens visualmente
agradáveis? Proporção áurea no Photoshop/Lightroom. Exemplos de fotos e quadros.
Vídeos sobre proporção áurea, número PHi etc. A composição “escondida” na natureza
explica porque “gostamos” mais ou menos de uma imagem.
Exercício proposto: analisar primeiras páginas da semana de diferentes jornais
brasileiros e estrangeiros e discutir diferenças entre elas, critérios para publicação ou
não. Alunos trocariam as fotos por outras? Se sim, por qual?
​
Análise das páginas selecionadas. Imagens “funcionam” na página?
Histórias visuais, conjuntos de imagens, fotogalerias. As fotos nas páginas de jornais
e sites. Exemplos bons e ruins.
Análise da produção do dia nos sites jornalísticos: The Guardian, New York Times,
Globo, Folha, Estadão.
A edição na tela: cortes que melhoram fotos. Eliminando “sujeiras”, indo direto ao
ponto. Destacando informações com a luz e/ou desfoque.
Exercício proposto: alunos fotografam “evento” de seu final de semana. Passeio,
aniversário etc. Máximo de 50 cliques. Levar para o último encontro o material bruto
(todas as fotos) e editado, com seleções de 20, 10, 5 e uma foto.
Cada aluno edita o material de um colega. Análise das fotos e das edições, comparando
a edição própria e a feita pelo colega. Diferenças? Critérios adotados.