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CURSO DE  EDIÇÃO DE FOTOGRAFIA

Objetivo do workshop:

Quantas fotos você faz de um assunto? Que assuntos merecem ser fotografados? Como “abordar” esses assuntos? Depois de fotografar, o que fazer com as fotos? O que guardar, o que jogar fora? Que critérios, técnicos ou subjetivos, usar na hora de selecionar as imagens? Buscar respostas para questões como essas é o objetivo principal deste workshop, promovido por André Teixeira, que trabalhou como repórter-fotográfico e editor de fotografia no jornal O Globo por quase 20 anos e hoje atua de forma independente, escrevendo e fotografando para revistas e sites. Nos encontros, André discutirá com os alunos as formas clássicas de analisar uma fotografia – enquadramento, fotometragem, composição –  ou um conjunto delas, descartando as dispensáveis no contexto geral e ordenando as selecionadas. Usará, como base, exemplos de edição em páginas de jornais, revistas e internet. Abordará, ainda, formas de apresentação de fotografias, em plataformas como Adobe Spark ou portfolios impressos.

Apresentação do professor e dos alunos.

Rápida introdução do professor sobre o objetivo e a metodologia do workshop.

O “método Bresson” de seleção. Folhas de contato tradicionais e modernas.

Filmes X Cartão de memória.

Exibição de vídeo.

Discussão sobre o vídeo e as impressões dos alunos sobre o processo de edição do

mesmo. Seleção, tempo, ordenamento das imagens.

O que é uma boa foto? Exemplos de fotos premiadas. Critérios técnicos e subjetivos.

Exercício proposto: analisar o site como Fotos Públicas e selecionar as melhores fotos

do dia seguinte.

 

Análise das seleções e discussão sobre os critérios adotado por cada aluno.

Composição, enquadramento, fotometragem, relevância: o que levar em consideração

diante da “folha de contato”.

Regra dos terços: opção ou camisa de força? Ela garante imagens visualmente

agradáveis? Proporção áurea no Photoshop/Lightroom. Exemplos de fotos e quadros.

Vídeos sobre proporção áurea, número PHi etc. A composição “escondida” na natureza

explica porque “gostamos” mais ou menos de uma imagem.

Exercício proposto: analisar primeiras páginas da semana de diferentes jornais

brasileiros e estrangeiros e discutir diferenças entre elas, critérios para publicação ou

não. Alunos trocariam as fotos por outras? Se sim, por qual?

​

Análise das páginas selecionadas. Imagens “funcionam” na página?

Histórias visuais, conjuntos de imagens, fotogalerias. As fotos nas páginas de jornais

e sites. Exemplos bons e ruins.

Análise da produção do dia nos sites jornalísticos: The Guardian, New York Times,

Globo, Folha, Estadão.

A edição na tela: cortes que melhoram fotos. Eliminando “sujeiras”, indo direto ao

ponto. Destacando informações com a luz e/ou desfoque.

Exercício proposto: alunos fotografam “evento” de seu final de semana. Passeio,

aniversário etc. Máximo de 50 cliques. Levar para o último encontro o material bruto

(todas as fotos) e editado, com seleções de 20, 10, 5 e uma foto.

 

Cada aluno edita o material de um colega. Análise das fotos e das edições, comparando

a edição própria e a feita pelo colega. Diferenças? Critérios adotados.

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