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CURSO DE  EDIÇÃO DE FOTOGRAFIA

Objetivo do workshop:

Quantas fotos você faz de um assunto? Que assuntos merecem ser fotografados? Como “abordar” esses assuntos? Depois de fotografar, o que fazer com as fotos? O que guardar, o que jogar fora? Que critérios, técnicos ou subjetivos, usar na hora de selecionar as imagens? Buscar respostas para questões como essas é o objetivo principal deste workshop, promovido por André Teixeira, que trabalhou como repórter-fotográfico e editor de fotografia no jornal O Globo por quase 20 anos e hoje atua de forma independente, escrevendo e fotografando para revistas e sites. Nos encontros, André discutirá com os alunos as formas clássicas de analisar uma fotografia – enquadramento, fotometragem, composição –  ou um conjunto delas, descartando as dispensáveis no contexto geral e ordenando as selecionadas. Usará, como base, exemplos de edição em páginas de jornais, revistas e internet. Abordará, ainda, formas de apresentação de fotografias, em plataformas como Adobe Spark ou portfolios impressos.

Apresentação do professor e dos alunos.

Rápida introdução do professor sobre o objetivo e a metodologia do workshop.

O “método Bresson” de seleção. Folhas de contato tradicionais e modernas.

Filmes X Cartão de memória.

Exibição de vídeo.

Discussão sobre o vídeo e as impressões dos alunos sobre o processo de edição do

mesmo. Seleção, tempo, ordenamento das imagens.

O que é uma boa foto? Exemplos de fotos premiadas. Critérios técnicos e subjetivos.

Exercício proposto: analisar o site como Fotos Públicas e selecionar as melhores fotos

do dia seguinte.

 

Análise das seleções e discussão sobre os critérios adotado por cada aluno.

Composição, enquadramento, fotometragem, relevância: o que levar em consideração

diante da “folha de contato”.

Regra dos terços: opção ou camisa de força? Ela garante imagens visualmente

agradáveis? Proporção áurea no Photoshop/Lightroom. Exemplos de fotos e quadros.

Vídeos sobre proporção áurea, número PHi etc. A composição “escondida” na natureza

explica porque “gostamos” mais ou menos de uma imagem.

Exercício proposto: analisar primeiras páginas da semana de diferentes jornais

brasileiros e estrangeiros e discutir diferenças entre elas, critérios para publicação ou

não. Alunos trocariam as fotos por outras? Se sim, por qual?

Análise das páginas selecionadas. Imagens “funcionam” na página?

Histórias visuais, conjuntos de imagens, fotogalerias. As fotos nas páginas de jornais

e sites. Exemplos bons e ruins.

Análise da produção do dia nos sites jornalísticos: The Guardian, New York Times,

Globo, Folha, Estadão.

A edição na tela: cortes que melhoram fotos. Eliminando “sujeiras”, indo direto ao

ponto. Destacando informações com a luz e/ou desfoque.

Exercício proposto: alunos fotografam “evento” de seu final de semana. Passeio,

aniversário etc. Máximo de 50 cliques. Levar para o último encontro o material bruto

(todas as fotos) e editado, com seleções de 20, 10, 5 e uma foto.

 

Cada aluno edita o material de um colega. Análise das fotos e das edições, comparando

a edição própria e a feita pelo colega. Diferenças? Critérios adotados.

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